sábado, 9 de agosto de 2014

Suflê de Goiabada com Calda de Queijo (Romeu e Julieta)

Todo mundo concorda que comer é muito bom. Comer com arte é o melhor dos mundos. Se por um lado, a história da arte lembra os hábitos alimentares, por outro, provoca a irresistível tentação de experimentar o paladar sugerido pelos artistas. Quem resiste?

Desde o Egito antigo, há registros pictóricos de grandes banquetes e celebrações, onde o alimento ocupa destaque fundamental nas relações humanas. A história da arte está repleta dos saborosos festejos gastronômicos.

Neste post inaugural as primícias cabem ao nobre suflê de goiabada.

Suflê quentinho saindo do forno regado com calda de queijo é a sobremesa dos sonhos.

Shakespeare aprovaria Romeu e Julieta com final feliz porque, no fundo, nós amamos clichês.  

Boas vindas! Volte sempre!

Thatiane.




Ingredientes:

Para o suflê:

- 4 claras
- 1 pitada de sal
- 220 g de goiabada pastosa*
- 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro

 
Para a calda:

- 3 colheres de sopa de catupiry
- 1/2 xícara de creme de leite fresco
- 3 colheres de leite condensado (opcional)

 



Modo de preparo:

Calda: 1) Leve o catupiry ao microondas por 30 segundos. Tire e acrescente o creme de leite fresco e o leite condensado. Misture tudo com uma colher.
ou 2) misture o creme de leite com o catupiry e leve ao fogo em banho-maria por cerca de 20 minutos. Bata bem com um batedor de arame para ficar uma calda lisa. Deixe esfriar.

Suflê: na batedeira ou com um batedor de arame (fouet) bata as claras. Por preguiça ou inabilidade com as mãos prefiro a batedeira. Quando começarem a ganhar volume, junte o sal e bata até formar picos duros. Aos poucos, adicione a goiabada à mão com movimentos suaves. Se quiser usar goiabada tipo cascão*, derreta no fogo com um pouco de água até dar o ponto — deve ficar cremosa. Divida a mistura em forminhas de louça próprias para suflê (untadas com margarina). Salpique açúcar de confeiteiro por cima das porções individuais. Leve ao forno preaquecido a 160ºC por aproximadamente 10 minutos ou até subir. Aumente a temperatura do forno no final do cozimento para dourar o suflê. Retire o suflê do forno e sirva com a calda fria. Sirva o suflê imediatamente para não murchar. É uma sobremesa deliciosa, fácil e sofisticada.

Serviço:

Preparo: Rápido (até 30 minutos)

Rendimento: 4 porções


Bom apetite!

Um comentário:

  1. Olá Tathi vc sempre surpreendendo!! um blog legal , para trocas de receitas!! aprovadíssimo!! bjus

    ResponderExcluir